Em algum momento você sentiu que sua equipe está patinando no desenvolvimento de projetos? Ou há um certo problema que ninguém consegue resolver? E se houvesse uma forma de impulsionar as melhorias, aumentar a moral e disciplina da equipe ao mesmo tempo em que se elimina problemas rotineiros?
Esta é a proposta do 5s! Por meio de cinco sensos, bem definidos e facilmente aplicados, seu time ganhará em produtividade, o hospital ganhará em maior aproveitamento de recursos e o cliente notará a organização do setor refletida na qualidade do atendimento.
Em 2010 o Hospital Cidade Tiradentes retirou 2,5 Toneladas de resíduos recicláveis aplicando o 5s. Todo este material pode ser convertido em renda através da venda para empresas de reciclagem. Além da eliminação de materiais obsoletos do setor (desobstruindo espaços de trabalho), notaram reflexos positivos na prevenção de acidentes de trabalho, organização da instituição, melhoria do clima organizacional, aumento da produtividade e mudança da cultura dos trabalhadores.¹
Em 2014, um grupo de estudantes japoneses implementaram a metodologia em um hospital do Senegal, na região de Tambacounda. O projeto resultou melhorias em eficiência, melhora no cuidado com o paciente e segurança (interna), consequências atribuídas a melhora no ambiente de trabalho devido a redução de itens desnecessários, melhora da organização e identificação dos materiais.²
Em 2015 foi publicado o “manual para implementação de 5s em ambientes hospitalares” pelo Ministério de Saúde e Bem-Estar Familiar de Bangladesh, demonstrando passo a passo com o programa deve ser aplicado, desde a fundamentação teórica até o calendário de auditoria do projeto. A aplicação do manual iniciou como um projeto piloto em 4 hospitais em 2011 e atingiu 52 unidades em 2014, sendo descrito como uma abordagem de baixo custo que traz mudanças notáveis em um curto espaço de tempo, aumentando a satisfação do colaborador e também dos pacientes.³
Afinal de contas, o que são os 5s?
Originado do Japão, é uma metodologia para desenvolvida para criar a cultura de expor anormalidades e desperdícios, impulsionando melhorias. Traduzindo em miúdos, é uma forma expor os problemas e incomodar os responsáveis a resolve-los. O processo é simples:
Não é complexo. Na realidade os 5s são bastante primitivos, porém, se sua equipe não é capaz de manter uma rotina de organização no seu setor, ela será capaz de alcançar os resultados audaciosos almejados pela alta direção?
Precisa de ajuda para implementar o 5s? Entre em contato conosco.Desenvolvemos projetos de implantação em 6 meses, com acompanhamento anual dos resultados e revisão das atividades.
³Manual for implementation of 5s in Hospital Setting
Veja nossos artigos mais recentes: